Conhecida como a região dos castelos, o Vale da Loire foi tombado em 2000 como Patrimônio Mundial da Unesco. Apesar de muitos monumentos terem conseguido atravessar os séculos e estarem, hoje, abertos ao público, os Castelos de Amboise, Chenonceau, de Clos Lucé e Chambord são considerados visitas imperdíveis nesta região histórica e encantada, bem no coração da França.
O Castelo de Chenonceau é, sem dúvida, uma das visitas incontornáveis do Vale do Loire. Residência da família real e propriedade da coroa francesa durante séculos, o lugar simboliza perfeitamente a cultura francesa por ser “banhado” de história e possuir uma importante coleção de pinturas, móveis e tapeçarias do século XVI. Conhecido, também, como O Castelo das Damas, originalmente foi construído em 1513, por Katherine Briçonnet. Já os dois jardins que cercam o castelo, foram criados por Diane de Poitiers, amante de Henrique II, e pela rainha Catarina de Médicis esposa “oficial” de Henrique II que expulsou a rival depois da morte do marido. Catarina foi durante muito tempo, uma das mulheres mais poderosas do país, mãe de três reis e também considerada uma figura mística (Nostradamus foi seu conselheiro). Chenonceau é o segundo castelo mais visitado na França depois de Versailles.
O Castelo de Ussé, que foi construído por um viking normando (Gueldin de Saumur) em 1642 com a primitiva função de fortaleza medieval, sobreviveu a guerras e batalhas. Ele mais parece ter saído de um conto de fadas mas, na verdade, afirma-se que foi justamente ao contrario: dizem que o castelo inspirou Charles Perrault (1628 – 1703) a escrever o seu famoso conto “A Bela Adormecida” depois imortalizado nas telas por Walt Disney. O castelo atualmente se encontra em bom estado de conservação e em sua visita podemos contemplar uma exposição de trajes e costumes da época bem como salas decoradas que nos dão uma boa idéia de como era a vida no castelo. Em algumas salas vemos também a representação da princesa enfeitiçada que é despertada pelo beijo de um príncipe encantado, ao qual o castelo foi a fonte de inspiração.
O Vale do Loire é uma região de sonhos e histórias que ao conhece-las, nos faz viajar no tempo!
Fale Conosco